A família é o primeiro contexto na qual a criança
desenvolve padrões de socialização, deste
modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido
durante
sua experiência de vida primária que vai refletir
na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da
escola
depende da colaboração familiar ativa.
É impossível colocar à parte escola, família e
sociedade,
pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo
tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola,
porque
o aluno aprende também através da família, dos amigos, das
pessoas que ele considera significativas, dos meios de
comunicação,
do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores,
família e
comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o
envolvimento de todos.
É necessário que família e escola se encarem
responsavelmente
como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis
pelo
que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência
uma da outra.
Família e escola precisam criar, através da educação,
uma força para superar as suas dificuldades, construindo
uma identidade
própria e coletiva, atuando juntas como agentes
facilitadores do desenvolvimento
pleno do educando.
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